SITE DO TAVINHO

PIANCO

HOME
AMIGOS DA ANTIGA PRAÇA SALVIANO LEITE
SITES DE PIANCÓ
VEREADORES DE PIANCÓ
COLUNA DO TAVINHO
CLODOALDO BRASILINO
TABAJARA
CABO BRANCO FM
NATIVA FM
BOTE A BOCA NO TROMBONE
SAO PAULO
RIO
NATAL
BUENOS AIRES 2007
PIANCOENSES QUE MORAM FORA DA PARAIBA
PIANCOENSES QUE MORAM FORA DO BRASIL
PADRE LUCIANO
PIANCO
PIANCO FOTOS
PREFEITOS DE PIANCO
COLUNA PRESTES EM PIANCÓ
PIANCOENSES QUE FORAM MORAR COM DEUS
PADRE ARISTIDES
DO FUNDO DO BAÚ
POLITICA
CAIO JÚLIO CÉSAR OTAVIANO (Octavio) AUGUSTO
REFUGIO DO GUERRREIRO
PRÉMIO ANTONIO AÇOITE 2007
TAVINHOS & CELEBRIDADES
TAVINHO FAMILIA
TAVINHO E DAISY
TAVINHO E AMIGOS
JOÃO PESSOA
PIADAS
FLASHS DO TAVINHO
BARES DO TAVINHO EM JOAO PESSOA
PERSONALIDADES 2005
I ENCONTRO DOS FILHOS DE PIANCO 2005
II ENCONTRO DOS FILHOS DE PIANCO 2007
ANIVERSARIO DE MURILLO PADILHA
CASAMENTO DE CARLA E QUEIROGA
NATAL E ANO NOVO DO TAVINHO
ANIVERSARIO DE GEISY
OS 47 ANOS DE BALDUINO
80 ANOS DE JOVAL MENDONÇA
80 ANOS TEREZA AZEVEDO
CASAMENTO MURILLO E JULIANA
CASAMENTO BALDUINO E GEISY

pianco01.jpg

Com  uma área total de 531,9km² e população de 14.849 habitantes, sendo 7.016 homens e 7833 mulheres, o município de Piancó teve um crescimento anual, segundo o senso 2000, de (-) 1,29. Sua  densidade demográfica é de 27,92(hab/km² ).Na zona urbana estão concentradas 10.031 pessoas enquanto habitam a zona rural 4.818. O clima é temperado, com temperatura máxima de 38◦C. Limites: Coremas, Itaporanga, Olho d”Água , Santana dos Garrotes, Emas e Igaraci. Está localização na Meso-região do Sertão Paraibano e Micro região que tem  a sua mesma denominação. A economia local é baseada na agricultura, pecuária, pequenos e médios comerciantes e serviço público.

Em 1748, precisamente  no dia 08 de novembro, Francisco Dias  D´Àvila, senhor da casa da Torre e proprietário a mais de três décadas de uma fazenda de gado existente na referida localidade, denominada Piancó, cedeu boa parte dessas terras para formar o patrimônio da primeira igreja, erguida às  margens do rio, com uma arquitetura invejável, mantida até os dias atuais. Representou o doador durante o ato jurídico de transferência de bens, o Mestre de Campo Pedro Alves de Araújo( filho do fundador da povoação Manuel de Araújo Carvalho) e como curador e administrador da beneficiária o Sargento-Mor Manuel da Silva Passos. Esse acontecimento é tido como o marco oficial da oficialização da Fundação de Piancó, motivo pelo qual a data é anualmente lembrada com diversas comemorações.

A historia do município em destaque está bastante ligada a trajetória de Pombal, levando-se em consideração a enormidade do território de Piancó, iniciado na terra de Maringá, havendo época em que se estendia desde as espinharas até Conceição e de Água Branca a Carrapateira. A área passou a ser subtraída por conta do surgimento de outras povoações. Foi o caso, por exemplo, de Coremas, Catingueira, Emas, Nova Olinda, Santana dos Garrotes, Aguiar, Olho  D´Água, Boqueirão dos Cochos, dentre outros.

A emancipação política foi conquistada em 11 de dezembro de 1831, recebendo a denominação de Vila Constitucional de Santo Antonio de Piancó. Sua istalação oficial se deu no dia 02 de maio de 1832. Já a Comarca foi criada pela lei provincial 250, de 09 de outubro de 1884, suprimida por decreto de 17/04/1890 e restaurada pela lei n◦ 8, de 15 de dezembro  de 1892. O problema voltou a ser registrado pôr pouco tempo,  no ano d e1916, quando nova supressão veio a ocorrer por iniciativa do Padre Aristides, chefe de política dominante, em represália ao Juiz de Direito da época, que acabou removido, trazendo em conseqüência  a normalização do trabalho forense.

 

home.gif